Buscar
  • Julio Reis

Descomplicando as 4 principais perguntas sobre Chatbots

Ao fazermos uma simples consulta no site Google sobre o termo “chatbot” temos a dimensão que esse produto alcançou nos tempos recentes, pois são mais de 35 milhões de resultados decorrentes de tal pesquisa.


De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots (2019) esse seguimento cresceu 3,5 vezes em 2019 quando comparamos com 2018, trafegando em média algo em torno de 1 bi de mensagens em conversas trocadas com bots e tendo como principais canais de comunicação via bots o Facebook (86%), os sites das empresas (85%) e o WhatsApp (75%), sendo que merece destaque o crescimento desse último canal, pois foi o que por último permitiu a atuação de Bots, tendo liberado sua API para uso comercial apenas em meados de 2018.





O que é um Chatbot?

De maneira descomplicada, o chatbot é a união de uma conversa (chat ou bate-papo) com um atendimento automatizado via um sistema que simula um robô (bot).


Portanto, o chatbot, ou simplesmente bot, como também é conhecido, nada mais é que a capacidade de responder conversas de maneira automática por meio de um sistema de computador que faz o que é programado para fazer, ou seja, entregar informações sem a necessidade de interação humana em um primeiro momento.


Vale ressaltar que não é função do Chatbot substituir totalmente o atendimento humano, mas sim melhorar o atendimento ao cliente por meio da combinação entre o automático e o humano.


Um Chatbot pode realizar suas interações de duas formas principais: por meio de ações configuráveis e pré-programadas ou por meio de Inteligência Artificial.


Quais as utilidades e vantagens de um Chatbot?

No contexto atual, potencializados pelos efeitos da pandemia do Covid 19, os Chatbots tem sido amplamente utilizados em diversos setores de empresas dos mais variados seguimentos, conforme apresenta o Gráfico a seguir.




Fonte: Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots (2019)

Ao analisar as vantagens do uso de um Chatbot por uma empresa, várias podem ser observadas, porém algumas merecem destaque:

  • Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana

  • Diminuição no tempo de espera para atendimento

  • Disponibilidade em múltiplos canais

  • Automatização de processos com emissão e recebimento de documentos

  • Facilidade de controle e gestão dos atendimentos

  • Redução de custos de operação

  • Melhoria da performance da equipe de atendimento e vendas

  • Alguns Chatbots, possuem abertura para integração com diversos outros sistemas, como é o caso do Pigeon, que é o Chatbot da SYM – Software Your Mode

  • Alguns chatbots apresentam funcionalidades diferenciadas como: agendamento automáticos, realização de pesquisas, dentre outras, como também é o caso do Pigeon

Um Chatbot pode ser útil para minha empresa?

Se sua empresa, independente do setor de atuação ou do tamanho, faz interação de algum tipo com clientes, um Chatbot pode ser muito útil para seu negócio, pois além de usufruir de todas as vantagens já descritas anteriormente nesse texto, você também estará emergindo no contexto da inovação, ou seja, sua empresa não correrá o risco de ficar para trás no que se refere à novas tecnologias e seu uso para melhor performance e resultados.


Um Chatbot oferece desde um atendimento dinâmico e qualificado fazendo com que se obtenha leads qualificados para vendas e serviços, passando por maneiras mais práticas para resolver os problemas de clientes, de maneira rápida e descomplicada, até a possibilidade de surpreender os usuários, com dicas e informações.


Imagine só, seu cliente quer fazer um pedido, então o Chatbot encaminha automaticamente o cardápio ou catálogo de produtos, e ele pode saber todas as informações de forma rápida para fazer o seu pedido, além de obter todas as informações sobre o estabelecimento, formas de pagamento, etc. e isso em pouquíssimo tempo. E, no caso de Chatbots disponíveis no WhatsApp, como é o caso do Pigeon da SYM por exemplo, sem a necessidade de baixar nada em seu smartphone, tablet ou notebook.


Quanto custa o Chatbot?

O valor do investimento em um Chatbot pode variar de acordo com alguns fatores que impactam na precificação, sendo os principias:

  • O chatbot necessita de Inteligência artificial

  • Em qual (is) canal (is) ele irá operar

  • Como são computadas as interações

  • Qual o modelo de negócio da sua empresa em relação ao chatbot

  • Utiliza algum tipo de API de integração

Portanto, existem Chatbots acessíveis para todos os tipos de negócios, o importante é encontrar aquele que melhor se adapte a sua realidade e demanda.

Para que possa ter um parâmetro de valores, de acordo com o publicado no site www.portalsym.com existem Chatbots (Pigeon Bot) a partir de R$149,00 mensais para acessos ilimitados.


Siga a gente nas redes sociais

Para maiores informações entre em contato:

(41) 3121-3124

julio.reis@portalsym.com

*Júlio A. f. dos Reis  é Doutor em Administração pela PUC do Paraná e pela DePaul University de Chicago e Sócio-diretor da SYM – Software Your Mode. Nos últimos anos tem se dedicado a compreender o impacto da tecnologia no ambiente de negócios.

0 visualização

© Copyright • SYM – Software Your Mode 2020