Buscar
  • Julio Reis

3 principais motivos para usar WhatsApp no atendimento de empresas

Não precisa ser estatístico para perceber como o WhatsApp se tornou nos últimos anos importante para as empresas se relacionarem com seus clientes, que passaram a ver nesse App um grande facilitador para comunicação. Basta olhar nas postagens, sites, fachadas, etc. e percebe-se que em todos esses meios sempre está presente o símbolo do WhatsApp, ou popular ZAP como o brasileiro “carinhosamente” o apelidou, em destaque.





Mas para os mais céticos e resistentes, pesquisas recentes apontam que o Brasil é proporcionalmente o 2º País que mais usa WhatsApp no mundo, sendo que 99% dos celulares ativos no Brasil atualmente possuem esse App e desses, 93% em média fazem uso diário dele.


Esses dados já seriam razão mais que suficiente para justificar a adoção dessa ferramenta de comunicação para todos os tipos de empresas e negócios, mas vamos a seguir destacar, o que na percepção dos especialistas da SYM – Software Your Mode (https://www.portalsym.com) , podem ser consideradas os 3 principais motivos para que o WhatsApp para atendimento a empresas seja adotado e usado para ligar os negócios as pessoas:


1. Amplitude de alcance do WhatsApp para empresas: os dados não deixam dúvidas, abrir a possibilidade de seu cliente ou até mesmo fornecedor, se comunicar com seu negócio e sua equipe por meio do WhatsApp, independente do seguimento que atua e do tamanho da sua empresa, pode levar seus produtos e serviços muito mais longe, afinal, automaticamente milhões de pessoas estarão conectadas ao seu negócio e isso é fantástico, não concorda? O uso de Apps de troca de mensagens, com destaque para o WhatsApp é tão importante hoje, quanto a ter um site ou estar presente em alguma das redes sociais. Estar lá pode não ser o principal fator de sucesso dependendo do seu seguimento, mas não estar lá, é criar espaço para seu concorrente com certeza. Lembre-se que usar o WhatsApp se tornou um hábito do brasileiro, um comportamento “natural” para grande maioria de seus consumidores, eles já usam essa ferramenta diariamente gostam muito. Em tempos de pandemia e distanciamento social, o aumento do uso de tecnologias como Apps se tornou ainda mais necessária.


2. Custo X benefício para o cliente: você já parou para pensar que para o seu cliente, usar o WhatsApp na grande maioria das vezes pode não custar nada - custo zero? E é essa percepção que faz com que o consumidor brasileiro tenha se identificado tanto com esse App, nós, culturalmente, temos grande apreço por algo que nos traga sensação de gratuidade. Não é por acaso que todas as empresas de telefonia móvel destacam estrategicamente que o WhatsApp é um dos Apps que tem uso liberado e “sem consumo” de franquia. Então, empresário, por que não oferecer essa possibilidade de comunicação a seu cliente? Mas você pode estar pensando: e para minha empresa, será que terei custo? A princípio, o custo está relacionado a eficiência que você quer ter no uso do WhatsApp, pode ir de zero a algumas dezenas de reais. Mas como esse tema não é nosso foco nesse texto, te convido a nos acompanhar e ler nosso próximo, que tratará exatamente disso, o que não fazer no WhatsApp de sua empresa.


3. Conhecimento sobre o cliente: sim, o WhatsApp pode ser um excelente canal para você além de fazer comunicação, relacionamento e vendas para seus clientes, também ser uma ferramenta fantástica para que possa conhecer melhor seu público. É possível tornar o WhatsApp, uma ferramenta para ter leads qualificados (possíveis clientes), pois se trata se uma ferramenta que quando bem gerenciada e organizada, pode se tornar bastante agradável ao cliente e não invasiva como muitas vezes podem ser consideradas outras ferramentas como Email, publicações patrocinadas em redes sociais e Google. Afinal, no WhatsApp, em uma grande parte das vezes, o cliente é que te procura e não o contrário, ou seja, a primeira barreira de contato já foi superada, que é o cliente aceitar se comunicar com você. Mas vale ressaltar que alguns cuidados precisam ser tomados, para que essa vantagem inicial não se reverta em uma experiência ruim para o cliente. Para isso, sugerimos considerar a utilização de algum sistema que opere integrado ao WhatsApp, a fim de garantir que seja feita uma boa gestão de toda a comunicação que circula no WhatsApp de sua empresa, como por exemplo o sistema Pigeon (https://www.portalsym.com/pigeon) que é uma plataforma de comunicação que opera integrada ao WhastApp, desenvolvida para SYM – Software Your Mode (https://portalsym.com) .


Para finalizar, todos os fatores indicam que ter o canal WhatsApp para se relacionar com clientes pode ser muito vantajoso para todos os envolvidos, que é algo que atualmente, se não possuir pode ser mais arriscado que possuir, mas como tudo que envolve empresa e clientes, necessita de alguns pontos de atenção, que discutiremos em um próximo texto aqui do Blog.


Siga a gente nas redes sociais

Para maiores informações entre em contato:

(41) 3121-3124

julio.reis@portalsym.com

*Júlio A. f. dos Reis  é Doutor em Administração pela PUC do Paraná e pela DePaul University de Chicago e Sócio-diretor da SYM – Software Your Mode. Nos últimos anos tem se dedicado a compreender o impacto da tecnologia no ambiente de negócios.

0 visualização

© Copyright • SYM – Software Your Mode 2020