Buscar
  • TI SYM

A importância de um ERP para as empresas

Atualizado: Jan 3

É comum encontrar no mercado diversas opções de sistemas ou plataformas de tecnologia que apresentam diversas propostas para apoiar os resultados das empresas. Com a oferta de tanta tecnologia, é recorrente a dúvida se todas as empresas precisam de um sistema para apoio a sua gestão. Ou ainda, se qualquer tipo de sistema pode ser útil às empresas, independente de seu tamanho ou seguimento.

Com o nível de competitividade que todos os mercados apresentam, pode-se afirmar que existe a necessidade de apoiar as decisões em um sistema que facilite a análise dos dados de uma empresa, pois cada vez mais, é necessário ter condições de gerenciar o complexo mundo das informações e dos processos. Fica cada vez mais distante os tempos em que foi possível fazer tudo, com performance, de maneira não sistemática, ou que não acompanhe o ritmo dos mercados. Porém, é necessário verificar se tais produtos se adequam à sua necessidade e realidade.

Por exemplo: não é possível colocar a tecnologia de um carro 2020 em um carro da década de 60. Não quer dizer que o carro de 60 anos atrás não seja bom, bonito, que não tenha tipo excelente performance, etc., mas para ele embarcar tecnologias atuais, necessário se faz alterar alguns de seus detalhes e componentes, ou seja, é necessário prepará-lo para que possa receber tecnologias modernas.

Com esse contexto, abre espaço para falarmos sobre sistemas identificados como ERP (Enterprise Resource Planning), que podem ser traduzidos para o português como Planejamento dos Recursos da Empresa, ou simplesmente, sistemas de gestão. É esse tipo de sistema ou plataforma, feito por meio de softwares, que tem como função auxiliar no gerenciamento empresarial, oferecendo um conjunto de soluções que integra todos os setores de uma empresa, como cadastro, comercial, finanças, produção, logística, suprimentos, qualidade e controle, dentre outras, em um só lugar.

Portanto, um sistema ERP, que pode ser utilizado em vários seguimentos, tendo o cuidado de ser personalizável e preferencialmente, especialista no setor de atuação da empresa, pode ser compreendido em poucas palavras, como um sistema que permite o controle total do negócio em um único lugar e em tempo real, independentemente do tamanho da empresa e da complexidade de suas operações.

Assim como é importante ter um sistema de gestão, também se faz essencial identificar alguns pontos que podem sinalizar que a empresa precisa de um sistema de gestão adequado ou repensar o sistema que atualmente usa, pois é comum encontrar no mercado sistemas que ficam “parados” no tempo, não se atualizam e portanto, passam a não entregar tudo o que se espera de uma plataforma focada na melhoria da gestão empresarial. São esses pontos de análise:

· Você encontra facilmente e rapidamente as informações que necessita para acompanhar os resultados de sua empresa, por área, em tempo real, e de maneira segura?

· Você consegue acompanhar o fluxo financeiro de sua empresa, em tempo real e com precisão dos dados? Consegue analisar a saúde financeira do negócio de maneira clara e rápida, ou precisa fazer reuniões frequentes para isso?

· Você consegue analisar de forma eficiente a performance comercial de sua empresa, como por exemplo, saber: status de clientes, resultados de vendas de sua equipe, nível de positivação dos clientes, quantidade de clientes que deixarão de ser efetivos, dentre vários outros indicadores importantes?

· Você sabe como está sua gestão de estoque, pedidos, produção, em tempo real, de forma organizada e possível de ser analisada em conjunto?

Se você ficou em dúvida para responder alguma dessas perguntas, talvez seja a hora de serem consideradas duas alternativas: 1) se você já tem um sistema de gestão em sua empresa, ele pode estar defasado e precisa ser revisado ou até mesmo substituído; 2) se você não possui um sistema de gestão, é importante que passe a analisar essa possiblidade, pois sua empresa pode estar correndo algum tipo de risco.

Ao considerar a substituição ou implantação de um sistema ou plataforma de gestão (ERP) em sua empresa, leve em consideração que isso pode ser feito de maneira muito menos traumática e custosa que já foi há alguns anos. Hoje existem tecnologias e processos que permitem desde a migração de dados de um sistema para outro, como formas de treinamento das pessoas na nova plataforma muito eficientes e realizadas no curto prazo.

Cito aqui o exemplo das soluções em ERP da SYM Software Your Mode, que possuem na própria plataforma um tour de treinamento que oferece um passo a passo de todas as ações do sistema, o que facilita todo o processo, diminuindo sensivelmente custos e prazos para uma implantação. Além de que essa mesma empresa, que busca inovar sempre, tráz também uma forma muito diferenciada de negociação, para que o processo de migração ou implantação seja feito quase que sem custo para a empresa que opta por suas soluções. Autor: Júlio A. F. dos Reis

Sócio da SYM – Software Your Mode



#ERP #vidros #organização

0 visualização0 comentário

(41) 3121-3124

Portalsym.png
iconewhats.png

(41) 99192-9998

iconewhats.png

(41) 99511-3000

República Argentina, 1336, conjunto 205, Vila Izabel, Curitiba/PR

©2020 SYM - Software Your Mode